Exatamente 72 anos depois, dia 4 de feveiro de 2025, nós da @una.ecoturismo, em parceria com o pesquisador @mmoroti e o laboratório @mapinguariufms, realizamos a primeira “Expedição Peritus” nos picos da Serra da Mantiqueira, especificamente na divisa SFX-Monte Verde, em busca de uma espécie -raríssima- e praticamente desconhecida pela ciência: o Melanophryniscus peritus. A espécie foi coletada há mais de 70 anos atrás pelo ornitólogo Helmut Sick, e desde então, desapareceu sem deixar rastros no Pico do Selado. A espécie foi descrita só em 2011 com base neste único indivíduo.
Apesar das condições climáticas favoráveis para a busca – como frio, chuva e ambientes com água para reprodução – não conseguimos encontrar o sapo-perdido. No entanto, fizemos descobertas igualmente importantes, como o reencontro da perereca-marsupial (Fritziana sp.), registrada pela primeira vez para SFX em expedições anteriores. Agora, conseguiremos dar continuidade aos estudos morfológicos e moleculares dessa população para entender mais sobre sua biologia e o que ela pode nos revelar sobre sua identidade.
Agradecemos imensamente a toda a equipe que esteve presente nesses três intensos dias de expedição, às amigas do @daflor pelo acolhimento e ao Tomaz, que capturou cada momento em belos registros fotográficos. E a @move.monteverde pelo apoio. Sem vocês, nada disso seria possível!
Fiquem ligados, essa história ainda tem muito a revelar – e novas expedições a esse lugar incrível estão por vir! 🌱🔬